Klimt

30 de janeiro de 2008

Mortes

Existem figuras que não vale a pena recordar. Suharto: o ditador, o violador dos direitos humanos, o corrupto...Mas aqui fica, para que não volte a acontecer. Para que não nos esqueçamos que todos temos um fim e o que fica de nós são apenas 2 ou 3 palavras, 2 ou 3 adjectivos. No caso deste senhor, fica o lado mau do ser humano.

Tinha a minha idade. 28 anos. Morreu. Diz-se que de overdose. Não se sabe bem. Dele ficaram-me algumas imagens em alguns filmes. Falou-se muito dele num filme que para mim é sobretudo de sensibilidades. Fica-me a imagem de um beijo debaixo de umas escadas. Um beijo intenso. Nunca me esqueci da intensidade que transmitem os dois actores naquele beijo. Lembro-me desta frase da personagem Jack Twist : "I wish I knew how to quit you"(eu também gostava de saber...). Foi-se o homem. Ficam os filmes. Fica a imagem do seu sorriso.

Morreu este escritor tão polémico e para muitos considerado excêntrico. Luiz Pacheco não era um escritor do seu tempo. Estava largos anos à frente do seu tempo. Morreu mais um dos que agitavam a sociedade e a literatura. Paz à sua alma, não! Ele preferiria agitação à sua alma!

Nenhum comentário:

"Quanto mais claro/ Vejo em mim, mais escuro é o que vejo./ Quanto mais compreendo/ Menos me sinto compreendido./ Ó horror paradoxal deste pensar... " Fernando Pessoa