Klimt

5 de junho de 2008

Abordagem aos primeiros socorros

Vou ter um simulacro na empresa amanhã. E têm de existir equipas preparadas para estas situações. E quem faz parte dessas equipas? Moi même, claro! A MJ faz parte da equipa de socorristas.

Fomos todos escolhidos aleatoriamente e foi preciso termos formação. Claro que eu, portuguesinha como sou, começo logo a queixar-me e a dizer que perco um dia de trabalho e vou de férias para a semana e tenho coisas para terminar, e que não faz sentido e é uma perda de tempo e mais um rol de queixumes. A verdade é que o meu lamuriar se transformou rapidamente em interesse. Estive o dia todo em formação. Aprendi imenso, diverti-me e ri-me imenso, porque imaginam as figuras do nosso grupo. E acho que é muito importante, que todos deveriamos ter este curso de primeiros-socorros, e que estas formaçõe deveriam existir nas escolas, para desde tenra idade estarmos preparados para prestar os cuidados mínimos, porque em minutos podemos salvar vidas. Colocar a vítima em posição lateral de segurança, compressão torácica, respiração boca a boca, como tratar uma queimadura, um bloqueamento provocado por vómito, um sangramento, um corte, o que fazer em situação de trauma, de envenenamento, etc. são cuidados que têm de ser prstados nos primeiros minutos.

Foi um dia diferente e de aprendizagem. E com tanta história para contar, mas não me apetece. Estou cansada, porque aqueles exercícios custam comó caneco!

Nenhum comentário:

"Quanto mais claro/ Vejo em mim, mais escuro é o que vejo./ Quanto mais compreendo/ Menos me sinto compreendido./ Ó horror paradoxal deste pensar... " Fernando Pessoa