Klimt

24 de novembro de 2007

Ainda sobre o Natal...

A Tella comentou o meu post de Natal e relembrou-me um post meu nos devaneios sobre o Natal(Tella não é do ano passado, vai fazer dois anos!!Como o tempo passa...). Fui reler:

"Não gosto do consumismo, mas gosto de dar. Não dou para receber. Gosto de recordar os sorrisos, as conversas, os abraços...gosto de recordações que me deixam as pessoas, os momentos. Mas gosto de olhar para um livro ou para um disco e pensar que dará prazer a alguém, que tem tudo a ver com essa pessoa, que te conheço e que sei que vais gostar....a alegria que proporcionará, os ensinamentos e tantas, tantas outras coisas. Gosto de pensar que os objectos estão vivos da mesma forma que a minha presença.Gosto de beber o meu café de manhã e lembrar-me da Carolina que me deu uma caneca na troca de presentes deste Natal. Gosto de olhar para a moldura que a Cáti me deu o ano passado com as fotografias das Copines. Gosto de objectos, gosto da sua presença e das recordações que me trazem das pessoas de quem gosto. Não gosto de "casas vazias" de emoções.Gosto de me sentar com a minha família e ouvi-los recordar os tempos passados, as histórias, o meu passado. Gosto de me sentar à mesa e ser portuguesa e viver o natal que só é português com o bacalhau, as couves, o perú, as filhós, o bolo-rei. A cultura gastronómica do meu Portugal. Gosto de acordar de manhã e sentir o cheiro que só gosto nesta altura do ano.O cheiro dos fritos.A filhós quentinha que como pela manhã e que passo pelo açucar e pela canela após a minha mãe ter amassado a massa e deixado repousar durante a noite para de madrugada começar a tradição da fritura dos doces de natal longa e tão cansativa e feita com tanto carinho e dedicação.Gosto das sms personalizadas dos que gostam e se lembram de mim e escolhem cuidadosamente as palavras que me vão dedicar e são sinceros na mensagem que me desejam.Gosto de pensar que nem que seja uma vez no ano há homens e mulheres e crianças que nesta época têem uma especial atenção e que tal como aconteceu connosco, a vontade de ajudar que apenas se sentiu nesta época evolua para um desejo de ajuda frequente e de atenção ao outro.Gosto de pensar que nem que seja uma vez ano nos lembramos dos outros. Gosto de pensar que tal como aconteceu comigo este ano, o Natal tenha um sentido diferente. Me faça pensar na minha vida e no sentido dela em relação aos outros. Gosto do brilho, gosto do sorriso das crianças, gosto da solidariedade. Gosto de dar. Gosto que saibam que me lembrei de ti, que te amo e que fazes parte do meu Natal.Gosto muito do Natal. Queria apenas que o Natal fosse todos os dias. Acho que o Natal é tudo o que se fala e muito mais. Gosto de ver as pessoas mais felizes e mais atentas e mais simpáticas e mais solidárias e mais humanas.Não acho o Natal hipócrita, acho que o tornam hipócrita.Tenho pena pena que não o vivam todos os dias, todos os minutos e todos os segundos.....Espero que o Natal viva sempre em mim....Por tudo isto e por muito mais não posso concordar com tudo o que a Tella escreveu. Acho que só depende de nós tornar o Natal real, por mais cliché que pareça..."

Acho que continua a fazer sentido....

Nenhum comentário:

"Quanto mais claro/ Vejo em mim, mais escuro é o que vejo./ Quanto mais compreendo/ Menos me sinto compreendido./ Ó horror paradoxal deste pensar... " Fernando Pessoa