Klimt

30 de março de 2009

Boas notícias

Carta do banco com a seguinte mensagem:

A MINHA PRESTAÇÃOBAIXOU MAIS DE 100 EUROS!!!

Ah pois é!

29 de março de 2009

Assustador é...

ir ao Facebook e saber a vida dos meus colegas toda, onde foram, o que comeram o que os amigos comentaram do fim-de-semana deles, tudo e tudo. Passam a vida e escrever posts e a contar tudo o que andam a fazer e estão a pensar, as músicas que estão a ouvir, os testes que fizeram e eu ando a resistir e realmente não tenho tempo para andar em cima do Facebook, mas qualquer dia começo a fazer posts de tudo, por exemplo, 'estou a fazer cócó', 'vou fazer xixi', 'vou usar fio dental nos dentes porque tenho uma lasquinha do bacalhau no dente', estou a exagerar e a ser parva e até acho piada a isto, mas sinceramente, sinto-me a invadir a vida deles. Mas o que está a dar é mesmo o Facebook e primeiro estranha-se, mas depois entranha-se, portanto se começarem a receber muitas actualizações minhas, já sabem, fui infectada pela facebook epidemy.

P.S. - Imaginem que noutro dia queria ver um vídeo de um concerto a que um colega meu foi e quando ele disse que eu já podia ver o vídeo e eu perguntei onde, a resposta foi aquela que estão a pensar, no facebook. E claro, actualizam todos o Twitter! Lol! E apesar de já ter escrito sobre isso e dizer que ia criar uma conta, ainda não o fiz, ainda não sou seguida, nem sigo ninguém...por enquanto! :-)

Dias de descanso

Dias de descanso, de teatro, de possível e esperada mudança, de estar com a família, de ler no terraço ao sol, de chegar assim ao domingo cheia de energia e bem disposta.

Espera-se uma semana cheia de trabalho e muitos concertos!

Boa semana!

25 de março de 2009

Práctica vs Prática

Continuo a escrever instintivamente esta palavra incorrectamente, mas corrijo de imediato. É um erro que me acompanha há anos, desde que uma professora mo corrijiu num teste e eu até duvidei, porque tinha a certeza que se escrevia com 'c' antes do 't'. Ela lá me explicou que estava errado, mas até hoje cometo o mesmo erro. E agora vai ser a primeira vez que a vou escrever sem me enganar. PRÁTICA. Muito bem.


P.S. - que post tão parvo...

E não é que almocei com o Aleixo

Com o Bruno Aleixo e com o Busto. E estou a falar a sério. Esses grandes senhores do humor passaram pelo meu local de trabalho e como tinham sido contactados para uma reunião e estavam ali por perto, resolveram aparecer sem aviso prévio. Mas tiveram azar porque o director lá da xafarica estava de férias. Quem teve sorte fomos nós, que tinhamos um almoço marcado, para o qual convidámos a dupla maravilha, que aceitou o convite e compareceu. E foi muito divertido, porque as vozes são iguais, a fisionomia tem algumas particularidades, porque tratam toda a gente por você, toda a gente significa entre eles também, porque gostam mesmo de fazer jogos e porque têm um humor muito próprio. E não tirei uma foto porque tive vergonha, mas estava mortinha por fazê-lo. E foi engraçado ver toda a gente a chamá-los pelo nome da personagem.

Mas o que eu queria mesmo...

Sabem o que era?

Aceitam-se comentários.

Será que alguém vai acertar?

Batucada nocturna

São 23h30 e o palerma do meu vizinho de cima está numa batucada ininterrupta. Não sei se é um djambé ou outra merda qualquer, mas está a pôr-me doida!!!! É que é mesmo por cima do meu quarto! Acabei de chegar do workshop, ainda não parei e estou cansada e este parvalhão não pára...

Estou cá com umas ganas de ir lá acima 'djambezar' na porta ou quem sabe na cabeça dele!

Workshop

Hoje terminou o meu workshop de voz e locução e apesar de ter sido breve e sucinto, aprendi coisas muito importantes em relação aos cuidados com a voz, em relação à arte de comunicar e de me fazer entender. Parece tão fácil quando ouvimos na rádio e na televisão e é tão complexo...interpretar um texto, enfatizar e destacar determinadas palavras, manter um determinado ritmo e entoação. Falar e conseguir transmitir uma mensagem. Para mim continua a ser um desafio. Por mais que goste e me fascine, gostar é pouco. Percebi que não tenho jeito nenhum e só com muito trabalho, prática e treino poderia eventualmente ser uma boa comunicadora. Não sou, mas vou continuar a trabalhar, porque comunicar é muito importante no dia a dia e há que perder as inibições, o nervoso miudinho e o pânico dos olhares concentrados em nós. Difícil de perceber, mas muito castrador.

Mais uma multa de estacionamento

Há sítios onde penso que nada acontece, sítios que para mim estão longe da metrópole, do rebuliço, sítios sem regras nem ordens. Mas essas regras existem mesmo em sítios como este e fizeram questão de mo relembrar.
Apanho o comboio na estação de S.Pedro Estoril, um sítio sossegado,onde há sempre lugar para estacionar. E ultimamente, depois das obras na estação, estacionava sempre no mesmo sítio, mesmo perto da entrada da estação. O sítio parecia-me óptimo, entre moradias, sem atrapalhar a circulação, mas 'pikeno' pormenor, em cima de um passeio. E obviamente que me parecia completamente normal e porquê? Porque em S.Pedro nada acontece. Mas aconteceu e logo a mim. No fim do dia cheguei ao carro e tinha dois papéis no pára-brisas. É muito raro olhar para a publicidade que me colocam no carro, mas nesse dia, olhei e lá estava ela, a bela da multa no valor de 60 euros. A polícia Municipal não devia ter nada para fazer e resolveu dar um passeio por S.Pedro e dar-me um brinde. E a mim e aos outros carros. E um brinde merecido e justo, que esta chique-espertice tuga e que desce em mim tem de ter um ponto final. E com esta já cá cantam 3 multas de estacionamento, uma delas por falta de pagamento de parquímetro.

E utilizando pela última vez a chique-espertice portuguesa, algém tem conhecimentos na polícia para anular esta multa, justa e merecida, mas que não vem nada a calhar em mês de pagamento de seguro do carro?

24 de março de 2009

Blog Update

Este blog está de regresso e semi-actualizado, mas já é tarde e os updates continuam amanhã.

Vida incerta

«A nossa vida é uma incerteza. Um cego que revoluteia no vazio em busca de um mundo melhor cuja existência é apenas uma suposição»

Virginia Wolf

A ler...

O livro sobre o grande senhor da rádio inglesa, John Peel e as suas BBC Sessions. Um homem que vivia, respirava, sonhava música. E que sabia comunicar, transmitir esse amor à música e partilhá-lo com quem o ouvia. Tudo aquilo que eu gostaria de ser. Uma lenda, uma referência, um sábio.



Um dia de cada vez

"Um dia de cada vez" ou "Happy Go Lucky" é o nome do filme que me fez sorrir pela simplicidade, pela forma como Poppy, a personagem principal, leva vida sempre com humor, com alegria, com parvoíce, mas com muita sabedoria. Como o ridículo pode ser atraente, como um sorriso ou uma piada podem quebrar barreiras, como a felicidade é feita de pequenas coisas. Como ser livre e ter uma atitude positiva pode irritar aqueles que se cruzam no nosso caminho, como uma piada sobre os olhos pode apaixonar. Como um filme, que não é uma obra-prima e não pretende sê-lo, pode dar-nos um olhar tão positivo da vida e fazer-nos sair da sala de cinema tão bem dispostos. Vale mesmo a pena.

o PIOR filme de sempre

Vá, não de sempre, mas pelo menos da última década. Intitula-se"Adam Resurrected" é realizado por Paul Schrader, conta no papel principal com o actor Jeff Goldblum e é a maior merda dos últimos tempos. Inacreditavelmente consegui ler boas críticas deste filme e não percebo mesmo como é possível. É que nem a participação do grande Willem Dafoe (motivo que me levou a ir ver esta antestreia, num dia em que rebentava de dores de cabeça) salva o filme.

Fiquei revoltada comigo própria e a sentir-me muito estúpida. Devia ter ido para casa acalmar a selvagem dor que invadia a minha cabeça, mas resolvi perder tempo de vida fechada numa sala a ver um filme estupidamente mau. A forma que encontrei de me revoltar contra o filme, foi aninhar-me na minha cadeira, fechar os olhos e tentar descansar, porque dormir era impossível, depois de ver metade daquele filme ridículo e estupidificante. Enfim, felizmente não paguei...

Em escuta...

No IPOD, recordo os Ornatos Violeta, com "O Monstro precisa de Amigos"


No carro, o Best of do David Bowie, agora e sempre, Amen.

23 de março de 2009

Shall we dance?


O primeiro dia de praia de 2009

Foi no dia 14 de Março, em pleno Inverno, na praia das Bicas no Meco, uma praia a conhecer pela beleza, calma e privacidade. Foi tão repousante...só foi pena não poder dar um mergulho porque o mar estava com correntes muito fortes e as praias nesta altura não estão vigiadas e é melhor não correr riscos. Mas soube tão bem. E depois da praia o entardecer na esplanada a beber uma cervejinha. Que saudade do Verão e dos dias sem horas...

Tem sido dia de...update

Tem sido dia de, e não tem sido feita referência no blog. Aqui fica a actualização.
Ontem foi dia de... Lenine na Aula Magna


17 de Março -Priest Feast no Pavilhão Atlântico com Testament,Megadeth e Judas Priest



16 de Março - Sisters of Mercy no Coliseu



Dia 25 de Fevereiro - Deolinda no Maxime


No trabalho...

As coisas correm bem, apesar do meu complexo de inferioridade e falta de inteligência me fazerem sentir que estou sempre aquém. O meu medo de falar, de arriscar, de chamar a atenção, a falta de criatividade e o medo, sempre o medo, sempre essa prisão que me faz sentir que não saio da mediania e que me deixa tão frustrada e tão triste comigo.

Mas apesar de toda esta miscelânea de sentimentos com que lido diariamente,tenho de destacar a publicação da minha primeira entrevista a uma banda nacional e a primeira entrevista a uma banda internacional, mais concretamente às Chicks on Speed e esta última não foi nada fácil. Foi presencial, ao vivo e a cores no Lux, ao lado do jornalista e fotógrafa do Blitz, com elas ali mesmoà minha frente e eu cheia de nervos, com o inglês enferrujado, com um nó na barriga e com uma vontade enorme de fugir dali, mas ao mesmo tempo deslumbrada com tudo. Assistir ao ensaio de som das bandas, estar ali com eles, andar de um lado para o outro entre artistas e técnicos, como se nada fosse, mas a sentir-me como uma criança no circo. E no final, entre nervos e alguma gaguez, a entrevista correu bem, entre muitas gargalhadas e muita descontracção.

E isto parece infantil, não parece, é mesmo, mas lá está, esta timidez, ou esta prisão dentro de mim própria deixa-me num estado de nervos difícil de controlar. É que passei a tarde toda antes da entrevista enjoada e ansiosa, sem conseguir concentrar-me em nada. E só penso que já não sei o que hei-de fazer para contornar isto...sou um caso perdido.

Sem paciência para lojas

Estou mesmo a precisar de roupa e por mais que tente, não consigo comprar nada. Ou porque não gosto, ou porque me fica mal, ou porque estou gorda, ou porque fica largo ou porque não tenho paciência, a verdade é que quando tento ganhar coragem para ir experimentar roupa, coisa para a qual ando sem paciência nenhuma, o resultado é desastroso e saio de lá de rastos. Calças então tem sido um drama. Ou apertam demais, ou ficam largas demais, ou não sobem, ou têm cintura descaída ou isto ou aquilo e nada serve. Despe, veste, volta a despir, volta a despir. Trocam-se os números e os modelos, mas nada, mesmo nada assenta como uma luva. O lado positivo é que não tenho gasto dinheiro nenhum em roupa.

Mas estou mesmo a precisar de roupa e não encontro nada ou não tenho jeito para escolher ou coordenar ou perceber o que devo usar para esconder o que quero esconder e realçar o que pode ser realçado para disfarçar o que deve ser escondido. E isto não tem piada nenhuma, porque uma pessoas quer sentir-se bem consigo própria e não consegue. E ainda por cima quando diariamente vemos pessoas lindas, cheias de bom gosto e muito bem vestidas. Sim, eu sei que não devia ligar nenhuma a isso, e estou armada em fútil, mas acaba por frustrar um bocadinho.

Enfim, dramas parvos de uma miúda parva que devia era crescer e ganhar alguma auto-estima.

Ai que fraquinha!

Um destes dias, mais precisamente dois dias depois de fazer 30 anos, levantei-me repentinamente da cama, pronta para ir trabalhar, quando de repente o chão começou a fugir-me, as pernas a falhar e pimba, aterrei novamente na cama, sem saber muito bem o que tinha acontecido. Lá me tentei levantar e lá me apercebi que tinha desmaiado. Não fiquei inconsciente, foi apenas um susto e alguma fraqueza. Ainda me ri sozinha, quando pensei que os 30 anos se tinham manifestado rapidamente. Toma juízo miúda e abranda o ritmo, porque já não tens 20 anos, pensei de imediato.

Lá fui ao centro de saúde ver o que se passava e a primeira coisa que a minha médica me pergunta é se não estaria grávida e eu rrspondi que não, mas a verdade é que ela não estava a acreditar em mim, porque quase me obrigava a fazer um teste de gravidez. Lá me mediu a tensão e verificou que eu estava com a tensão muito baixa. Lá me receitou umas vitaminas, mandou-me beber café e comer açucar e repousar. A parte do açucar foi boa, porque passei nos 'Santinhos' e alambazei-me logo com um delicioso bolo.

Resto do dia passado a repousar e a trabalhar de casa. Resto da semana passado a deitar-me cedo e a medir todos os dias a tensão.

E já estou pronta para outra.

E finalmente...

recebi o tão desejado IPOD Classic com 120 gb de capacidade para encher com toda a música que me apetecer!

E aos 30 anos...

A passagem fez-se entre amigos, sem um festão, sem celebração especial, mas com aquilo que é mais importante, amizade e amor e aqueles abraços que me fazem sentir tão especial e tão protegida quando estou com vocês.

E houve surpresas e foi difícil conter a lagrimazita...o filme com as fotografias dos amigos, da família, das viagens, dos concertos, as mensagens, os amigos de sempre, as conquistas recentes, os últimos anos da minha vida a desfilar...obrigada às minhas amigas Patrícia e Liliana que em tempo recorde e com poucos recursos me conseguiram surpreender e comover.

E houve livro do Jorge Palma, o aroma de uma vela e um porta-moedas, roupa, pulseiras, fio, camisolas, lenço, mala, um ramo de flores, uma massagem de relaxamento e beijos e sorrisos e carinho.

Foi muito divertido, foi muito bem passado. OBRIGADA por terem partilhado este momento comigo. Sem vocês não teria sido igual. Obrigada pelas prendas, pelos sorrisos, pelas surpresas, pelos brindes, pelos beijos, pelos abraços, pelas palavras, pelas lágrimas. É bom saber que chego aos 30 com tantos amigos à minha volta, com tanta gente que gosta de mim e para quem sou importante. O que fica para trás é a bagagem que carrego comigo. Quero olhar em frente e continuar viagem, com mais rotas, mais percursos, mais pessoas, mais experiência, mais vivências, mais estabilidade, mais serenidade, mais focada, mas igualmente louca, acelerada, bem disposta, atenta, disponível, amiga e espero que a PERCEBER MELHOR QUEM É ESTA RAPARIGA CHAMADA MARIA JOÃO, porque três décadas passadas, as dúvidas, as indefinições e as interrogações são muitas e talvez já não se justifiquem.

Vamos lá actualizar este blog...

Depois de quase um mês de paragem, este blog volta à vida.
"Quanto mais claro/ Vejo em mim, mais escuro é o que vejo./ Quanto mais compreendo/ Menos me sinto compreendido./ Ó horror paradoxal deste pensar... " Fernando Pessoa