Klimt

19 de junho de 2007

Post ao meu sobrinho

Escrevi este post no nosso blog mas é obrigatório tê-lo no meu blog....este já conhecem

Ainda não sei o teu sexo, nem teu nome, ainda não te sigo o olhar, não ouço o teu choro nem vejo o teu sorriso. Só vejo a barriga da mãe a crescer cada vez mais e mais e mais e a ficar bem redondinha. Leio os posts que ela te escreve sobre o que sente contigo dentro dela. A tua primeira prenda, a primeira sms do papá, a primeira vez que ela escreveu bébé, as ecografias, a primeira pessoa que lhe deu lugar no comboio e tantas coisas que ela partilha connosco e que vai partilhar ainda porque ainda vais estar dentro dela mais alguns meses. Mas sabes, não é possível partilhar o que vocês dois vivem. schhiuu, não contes....é segredo, é vivido só por vocês e chama-se amor, maternidade. Ainda estás aí enroscadinho e quentinho, mas tenho a certeza que já sabes do que falo. Não só sabes, como sentes. Também ouves as nossas vozes, os nossos risos de alegria e as nossas mãos na barriga da mamã a fazer-te festinhas. As nossas primeiras festinhas......Não sabes quem eu sou mas quando souberes vais ter em mim uma grande amiga. Da mesma forma que eu sou do pai e da mãe. Sabes que eles são um casal assim....especial. Eu não gosto de clichés, mas eles foram feitos um para o outro. Eu invejo muito a relação deles. Quero uma igual. Depois tu vais ver. Vais ver e sentir que és um privilegiado.. Esta é a primeira vez que falo contigo. É a nossa primeira partilha. E partilha é uma palavra importante para nós. Muito importante. A mamã disse-me que anda a ouvir Mozart mas depois eu mostro-te o que é música. E claro, tenho de te levar a concertos!Isso é obrigatório.!Temos de falar muito de música! Agora aproveita este momento em que estás aí...é único e ninguém se lembra como é. Mistérios da vida. Nós continuamos a olhar para ti e a fazer festinhas e a dar-te/vos muitos miminhos. E estamos à tua espera. De braços abertos.Vais ter tantas tias! E tão diferentes!Mas as melhores! E olha, daqui a muitos, muitos anos, vais rir-te ao ler tudo isto.Aliás, vamos rir-nos juntos. Agora, descansa. Já é tarde. Não me ligues. É que eu quero ter muitos bébés. Quero que tenhas muitos amigos para brincar. Depois vens para a minha casa e eles vão à tua para muitas brincadeiras e tropelias. Sabes, a vida até pode ser simples.Nestes momentos parece. Este ano é de mudanças para a vossa família. Vais ver a casa nova. Não vais ver a casa em que foste concebido. Foi a primeira casa dos pais. E por isso foi especial. Mas agora guardamos o passado. Olhamos para o futuro. Olhamos para ti. Porque tu estás aí, dentro da barriga da mãe. Porta-te bem!E quando eu estiver com a mãe dá muitos pontapés para eu saber que tu me ouves. Ainda nem te conheço e já gosto de ti.

Bjs

Maria João (provavelmente para ti serei também apenas Maria)

"Apenas a pessoa que corre riscos é livre!"

"Rir é correr risco de parecer tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimental. Estender a mão é correr o risco de se envolver. Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar o seu verdadeiro eu. Defender os seus sonhos e ideias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas. Amar é correr o risco de não ser correspondido. Viver é correr o risco de morrer. Confiar é correr o risco de decepcionar-se. Tentar é correr o risco de fracassar. Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada. Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada. Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem. Acorrentadas pelas suas atitudes, viram escravas, privam-se da sua liberdade. Apenas a pessoa que corre riscos é livre!"

SENECA

17 de junho de 2007

Procuro....quero....

Procuro/quero alguém compatível, um amor inteligente, capaz de partilhar emoções e amor, com personalidade flexível e ajustável.
Procuro/quero alguém que pode não perceber nada de mulheres mas que queira com toda a força do mundo entender uma e aceitá-la tal como é e mudá-la no essencial.
Procuro/quero alguém que goste das minhas qualidades e entenda os meus defeitos.
Procuro/quero alguém que me faça rir,rir, rir, alguém que me acorde todos os dias com um beijo nos lábios e me faça sorrir dos disparates.
Quero um amor para toda a vida.
Procuro/quero conhecer alguém com quem sinta uma empatia e uma química forte,selvagem,brutal.
Procuro/quero alguém cúmplice, meigo e forte.
Procuro/quero alguém que , com um abraço , me proteja e me defenda de todos os males do Mundo.
Procuro/quero alguém culto,sensível e que queira descobrir todas as coisas da vida comigo.
Procuro/quero alguém que preencha bocados de mim incompletos.
Não sei se encontrarei alguém a quem pertença para toda a vida. Sei apenas que o desejo. Pateticamente.

"Women are meant to be loved, not to be understood.", já dizia o Oscar Wilde.
"Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.
Porque a sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de si.
E o que os outros pensam, é problema deles."

Infância no campo

Recordo muitas vezes as minhs férias de verão "na terra". Hoje estava a falar com a minha avó sobre esses tempos. Detestava ir passar férias à terra. Não conhecia ninguém. Ajudava a avó nas tarefas do campo e trabalhava-se à séria mesmo para uma criança. Refugiava-me nas minhas leituras debaixo da figueira ou na sombra de uns pinheiros, ou mesmo sentada no pequeno muro de pedra junto ao poço. Detestava o calor forte e o pó que se entranhava. Mas adorava as sementeiras e as vindimas em que as mulheres levavam as panelas e os pratos para o campo e comiamos ali todos nos campos. Gostava de ir para uma mata distante onde a minha avó apanhava pico e levar o lanche para fazer piquenique num pequenino cesto de verga e sentar-me numa cova junto de um castanheiro a lanchar. Gostava de calçar as botas de borracha dos grandes e ir regar os campos com a minha avó e a minha pequenina sachola e pedir-lhe para cortar ou abrir os regos que faziam a àgua circular. Queria ser eu a abrir a poça da rega que tinha um trapo colocado num buraco para impedir a àgua de sair. Gostava de apanhar medronhos. Comia num pequeno banco de madeira na varanda com vista para a aldeia e montes. Não tinha àgua quente. Não tinha os meus brinquedos. Só levava os meus livros. Subia e descia aquelas encostas inúmeras vezes ao dia. Ia buscar àgua à fonte num jarro. Cortava uvas das videiras e comia figos das figueiras. Colhia amoras silvestres e marmelos. Faziam-se bôlas, cozia-se pão e acendia-se o forno de lenha. Comia sardinha com broa. Detestei essas férias. Quando regressava à escola não tinha histórias das férias no algarve, das piscinas, dos passeios e das compras, tinha apenas tarefas campestres, leituras e brincadeiras na terra. Recordo agora a beleza daqueles entardeceres, daqueles rostos tristes mas afáveis, das portas sempre abertas, da simplicidade da gente, da religiosidade e dos ritmos. Tudo se está a perder. A aldeia e a vida na aldeia não é a mesma. Mas ensinou-me muito.

15 de junho de 2007

O beijo de cada signo - o beijo das pessoas de Peixes

Como é o beijo das pessoas de peixes ?

"Hã??? Não se espante se ouvir isto da boca de um(a) peixes ao propor-lhe um beijo. Portanto, faça a coisa certa: decida por ela, ou vocês vão ficar a contar estrelas a noite inteira. Não facilite para estes distraídos, porque os peixes são tão escorregadios e indiferentes, que é melhor roubar um beijo e levar um estalo do que contar com a iniciativa deles. Enquanto aqueles olhinhos assustados e incrédulos olham as estrelas, dê um beijinho como quem não quer nada, e ganhe em troca o beijo típico de peixes: ele é como você quer. E espere que a sua boca diga como quer o beijo, e se molde a si, por compaixão ou interesse mesmo. Aproveite esta doçura toda, mas tenha delicadeza: eles moldam-se ao seu jeito de conduzir o beijo, mas certamente não ficarão cativos de um beijo que transmita algo que não tenha poesia e romantismo."


LOL!Está tudo explicado!A culpa é do signo!!
Sei que estas coisas não são para ser levadas a sério , mas não pude deixar de rir ao ler isto.

11 de junho de 2007

Sardinhas

Está tudo a pensar que título estúpido para um post!Sardinhas?Que se pode dizer sobre sardinhas?Pouco, é verdade!Mas nesta altura eu é impossível não falar em sardinhas. Aproximam-se os Santos Populares, chega o calor (este ano está um pouco atrasado) e as tardes quentes de sardinhadas no terraço. Adoro sardinhas!Conseguia comer sardinhas todos os dias!Todos os fins-de-semana anseio pela ida à praça e pela escolha de boa sardinha. Acompanhada de uma boa taça de salada de alface, outra de tomate com cebola e outra de pimentos assados!Imprescindível acompanhar com broa de milho bem estaladiça!É nestas pequenas coisas que sou tuga a valer!Quando pego na minha fatia de broa coloco por cima a sardinha desfiada e sem espinhas com algumas fatias de pimento por cima.Deliciosa mistura de sabores! Sou uma fã assumida de sardinha!Para quando a confraria da sardinha?

Conversas aborrecidas

As minhas amigas queixam-se do trabalho de professoras. Chegar a casa e ter de pensar na aula que vão dar, nas fichas, nos testes, nas correcções, nas actividades, etc, etc. Na minha vida de administrativa o trabalho começa quando entro no escritório e termina quando saio do escritório. Chego a casa e o trabalho ficou lá.Elas são pedadogas, educam. Eu lido com a ignorância e com alguma mesquinhez e inveja. Conheço boas pessoas, é um facto. Mas se vos disser o tempo que perco com lamentos egoístas de quem não observa o mundo e a realidade à sua volta, vidas desinteressantes, comentários mesquinhos e conversas aborrecidas....só para terem um pequeno exemplo eu ouço coisas como "Portugal é um país de terceiro mundo", e não é uma metáfora. uma brincadeira, fala-se com aquele autoritarismo de quem tudo sabe. Fico claramente enervada e respondo que Portugal nem se aproxima de um país de terceiro mundo e que nem diga isso a brincar. Muito convicta do que diz responde que não sei o que digo. Refuto com dois ou três argumentos e a resposta é um sim, sim Mary John com ar de gozo. Faço um sorriso irónico e remato com um pedido de leitura de relatórios das Nações Unidas e Unicef. Tenho a certeza que esse dia acabou com mais uma noite no sofá a ver as novelas ou a ler a revista "Maria".

Só mesmo quem não me conhece...

Uma colega de trabalho pergunta-me: "Não queres ir ver o Ricky Martin?Só pela diversão!"Respondo a rir que não gosto de Ricky Martin e que com tanto concerto bom jamais gastaria dinheiro para ir ver o já mencionado senhor. Ela insiste:"Vai ser giro para reviver os tempos de juventude". Continuo a rir e digo que ele não fez parte da minha juventude. E de repente ouve-se este comentário sábio: "é por isto que eu gosto de todo o tipo de música". E está tudo dito. Elas ouvem todo o tipo de música. Restou-me rir interiormente.

6 de junho de 2007

Não fumo há 5 meses

Esta semana faz 5 meses que não fumo!

Boa Maria João!!!

Não fumo, não bebo, não f*...

Enfim...Haja saúde!:-)

MJ

Não consigo escrever

"Quanto mais claro/ Vejo em mim, mais escuro é o que vejo./ Quanto mais compreendo/ Menos me sinto compreendido./ Ó horror paradoxal deste pensar... " Fernando Pessoa